segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Primeiro fim de semana de lei antifumo tem 50 estabelecimentos multados

Do UOL Notícias
Em São Paulo
Grupo de discussão

Balanço dos primeiros três dias de vigência da lei antifumo divulgado nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Saúde de São Paulo aponta 50 autuações por descumprimento da legislação, de um total de 3.864 locais fiscalizados em todo o Estado.


Fiscalização irrita fumantes em festa no centro de SP



* Silvana Salles/UOL

Após confusão na porta do fumódromo improvisado, fumantes acenderam cigarros do lado de dentro da festa Gambiarra, no centro de São Paulo



Para o governo, os números demonstram o alto grau de adesão à nova lei, já que as multas correspondem a apenas 1,3% dos estabelecimentos visitados pelos fiscais.

Apenas na capital paulista foram 13 multas, num total de 1.558 locais fiscalizados.

Desde a madrugada do dia 7 de agosto, é proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo em todo o Estado de São Paulo. A nova lei acaba ainda com os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes.

As blitze de fiscalização continuam a ocorrer diariamente, em horários variados, incluindo as madrugadas. As ações são realizadas por agentes da Vigilância Sanitária e do Procon.

Mesmo locais já visitados pelos fiscais poderão ser alvo de nova inspeção. Em alguns casos, a inspeção pode ocorrer mais de uma vez no mesmo dia.
Cidades onde houve multas
São Paulo - 13 Itapeva - 6
Mogi das Cruzes - 2 Sorocaba - 8
Presidente Prudente - 12 Barretos/Campinas - 1
Ribeirão Preto - 4 Piracicaba - 3


Ainda na avaliação do governo, os primeiros dias de fiscalização mostraram um índice elevado de respeito à nova lei. Em quase todos os lugares, havia placas de sinalização e ninguém fumava.

"As pessoas se mostraram bastante conscientes e satisfeitas com relação à medida. Mas, onde a legislação foi desrespeitada, multamos o local. O período de adaptação terminou", afirma Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária estadual.
UOL Celular

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial