No Dia Mundial sem Tabaco, São Paulo tem exames gratuitos
Mais de 20% dos moradores de SP são fumantes.
De acordo com o IBGE, no Brasil são mais de 24 milhões fumantes.
Do G1 SP
imprimir O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado nesta segunda-feira (31). Diversas campanhas de alerta sobre os perigos do cigarro estão sendo feitas, mostrando os riscos que quem fuma está exposto, como câncer, doenças do coração e respiratórias.
Um dado da Sociedade Paulista de Pneumologia chama a atenção: mais de 20% dos moradores da capital fumam.
É a cidade do país que têm mais fumantes.
Contudo, muitos fumantes mudaram de comportamento depois que a Lei Sntifumo entrou em vigor, há quase um ano. Hoje as pessoas fumam menos.
Como parar de fumar
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) existem duas técnicas para parar de fumar: a parada imediata, onde o fumante escolhe um dia e, a partir da data não fuma mais; e a parada gradual, onde a pessoa reduz o número de cigarros fumados ou retarda a hora do primeiro cigarro fumado durante o dia.
As duas formas levam a cessação do tabagismo em cerca de sete dias. A técnica da parada gradual não deve durar mais do que duas semanas.
A substituição do cigarro normal para cigarros de baixo teor ou outros derivados do tabaco não são recomendáveis, pois também fazem mal à saúde.
O Inca sugere também que o fumante que está deixando ou acabou de parar de fumar evite beber álcool ou ingerir café; não frequentar locais com muitos fumantes, como bares, boates e clubes; deve realizar atividades em locais sem presença de fumantes; ingerir água regularmente, além de frutas, verduras e legumes.